DICAS BÍBLICAS - JANEIRO 2014

Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado.




Texto de Mt 3,13-17
No Batismo de Jesus, Mateus apresenta o diálogo entre João Batista e Jesus. Afirma que Jesus é maior que João Batista e a finalidade é, desde o início do relato evangélico, afirmar a identidade e a missão de Jesus. O batismo é o momento, a ocasião da investidura messiânica de Jesus. No centro estão as palavras de Jesus a João Batista; “Deixa estar por enquanto, pois assim nos convém cumprir toda a justiça”. Trata-se das primeiras palavras de Jesus registradas no Evangelho de Mateus. É a partir dessas palavras que se afirma poder ler todo o Evangelho de Mateus sob este ângulo: o da justiça. Jesus, portanto, é aquele que vem trazer para dentro de nossa sociedade e história a justiça que constrói o Reino.
Mateus é o evangelista que conserva o diálogo entre João Batista e Jesus. Mateus põe na boca de João Batista a expressão: “Sou eu que devo ser batizado, por ti e tu vens a mim”? João Batista não é o Messias, e o batismo por ele pregado é a preparação para receber o verdadeiro batismo no Espírito, trazido por Jesus.
Jesus se submete ao batismo como forma de cumprir a vontade, ”a justiça” do Pai. Submetendo-se ao batismo de João, Jesus assume o projeto do Pai. Que é de solidarizar-se com a humanidade que sofre, com a causa das pessoas. A justiça de Deus chegou à sua realização na pessoa de Jesus.

O céu se abre
“Jesus saiu logo da água: eis que os céus se abriram e viu o Espírito Santo de Deus descer como uma pomba sobre ele”. O céu se abre para que desça o que é celeste. É na oração de Jesus que o céu se abre, isto é, na oração de Jesus é que se dá uma verdadeira comunicação entre o céu e a terra. E o Espírito Santo, do qual Jesus é revestido para a sua missão, faz com que a terra não seja estranha ao céu, e o céu ilumine o que é da terra.
Batizado, Jesus sai imediatamente da água e logo os céus se abriram. A plena revelação de Deus “os céus abertos” se concretiza no ato de Jesus assumir o projeto do Pai. Assim inicia a nova criação. No relato do Batismo, o Espírito de Deus desce e toma posse de Jesus, ungindo-o para a missão que ele, enquanto Messias irá realizar. Ressoa na terra a voz do Pai, vinda do céu: “Este é o meu Filho amado, no qual encontro a minha complacência”. O verdadeiro Batismo de Jesus é quando o Espírito desce sobre ele e permanece.

O despertar da vida
O primeiro movimento de vida na Bíblia, é uma dança do Espírito sobre as águas. É como uma pomba que procura o seu ninho, que desperta a vida que está para nascer. Desde então, o Espírito e a água estão ligados aos despertar da vida. Por isso, estão presentes no Batismo de Jesus e em nosso batismo: como uma nascente. A voz do céu explica, de qual vida! “Este é o meu Filho, o amado: nele coloquei a minha complacência”. 
“Filho”. Cada filho vive a vida do pai, pois não tem em si mesmo a própria nascente, ela vem de outro. Aquela mesma voz desceu também sobre o nosso Batismo e declarou-nos filhos. Com o Batismo fomos imersos na Nascente, para tornar-nos uma coisa única, como a água e a Fonte, como o ramo e a Videira.

Vamos pensar um pouco
1 – Jesus se submete ao batismo como forma de cumprir a vontade do Pai. Em outras palavras, submete-se ao batismo de João, Jesus assume o projeto do Pai. Qual é esse projeto?

2 – Como podemos ser nascentes de vida na nossa vida, na comunidade?

Fonte: 
A Bíblia dia a dia 2014 – Paulinas 
Imagem – Cláudio Pastro
Roteiros homiléticos – José Bortolini

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