DICAS BÍBLICAS - MARÇO 2014
A tentação de Jesus


Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, 
para ser posto à prova pelo diabo.


Texto de Mt 4,1-11

O relato das tentações de Jesus segundo Mateus é um sumário das tentações que acompanham Jesus ao longo de toda sua vida. Ao contrário do primeiro ser humano, que Deus chamou à existência, infundiu o seu próprio “sopro”,  tirou-o do pó. É obra do coração de Deus, do seu amor e, enigmaticamente aparece a serpente, símbolo do mal do ser humano, e a força de sedução distorce o mandamento de Deus e  oleva a negar na sua condição de criatura, portanto, a negar sua referencia a Deus. O mal desumaniza o ser humano. 

O ser humano é colocado diante da tentação tem duas  alternativas pelas quais ele pode decidir: confiar em Deus ou se deixar levar pela tentação do mal. Infelizmente, o ser humano se deixou envolver pela sedução do mal.

Jesus não permite que a voz do mal ressoe nele. Pela apropriação da Palavra de Deus, por sua comunhão com o Pai, ele vence o mal; ele vence o mal pela confiança inabalável em Deus. As tentações de Jesus dizem respeito à sua filiação divina e à sua missão. É na condição de Filho de Deus e em relação ao seu messianismo que Jesus é tentado. Jesus não se prosterna diante do mal, pois sua vida está profundamente enraizada em Deus; somente a Deus ele adora.

As tentações de Jesus acontecem no deserto, onde ele é conduzido pelo Espírito. O deserto lembra o tempo da gestação do projeto de Deus para o povo de Israel. Foi lá que forjaram, a duras penas, um projeto de sociedade alternativa, onde o poder fosse partilhado gerando a liberdade.

Mateus recorda que Jesus foi tentado durante quarenta dias e quarenta noites. Esse número é simbólico. Lembra o período em que Moisés ficou na montanha, sem comer nem beber, a fim de receber, na intimidade com Deus, o contrato da aliança para a nova sociedade. Lembra ainda o tempo em que Elias permaneceu no monte Horeb, lembra os quarenta anos dos hebreus no deserto.

O diabo tenta Jesus para que abuse do poder de Deus a fim de se livrar da morte. Jesus recusa ser o messias do prestígio. Recusa-se escapar da morte, pois o projeto de Deus, que é realizar a justiça de Deus passa pela morte. O diabo volta a propor que Jesus realize a justiça do Reino mediante a usurpação do poder. Jesus recusa-se ser o messias do poder. “O diabo deixou Jesus, os anjos de Deus se aproximaram e o serviram”.

Vamos pensar um pouco
1 - O Ser humano tanto ontem quanto hoje sucumbe às tentações do mal: ao ter, ao prazer e ao poder. Enquanto Jesus resiste e vence às tentações pela sua livre escolha em permanecer fiel ao projeto do Pai. Qual é a tentação diante da qual eu não resisto?
2 – Jesus realiza a justiça do Reino vencendo a tentação da abundância, prestígio e poder. Como vencer a tentação do acúmulo e do poder?

Fonte: 
A Bíblia dia a dia 2014 – Paulinas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário