A FESTA DO PADROEIRO

No dia 24 de junho, comemoramos o dia de São João Batista. A Igreja nos traz a importância deste último profeta da nossa história de fé.
Se voltarmo-nos a visita de Maria, prontamente, a sua prima Isabel, podemos certamente ver que João já estava ali, entendemos que “(...) A « visitação» de Maria a Isabel tornou-se, assim, «visita de Deus ao seu povo» (82)” João viria um pouco antes para preparar o caminho do Messias e revelar a glória de Deus.
"6.Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. 7.Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. 8.Não era ele a luz, mas veio para dar  testemunho da luz." (JO 1,6-8).”
            João, era claro quando dizia que batizava com água, mas viria aquele que batizaria no Espírito Santo. No tempo certo, Jesus se deslocou até o local em que João batizava, e apesar de SER Jesus, desejou ser batizado com a água pelo profeta e se igualou aos homens novamente. João o reconheceu, pois viu o Espírito Santo em forma wsde pompa sobre ele. Quanta fé habitou no coração desse homem!
              Natividade de São João Batista
              Encontramos na missão de João Batista o que deveria ser a missão de todos nós “preparar e anunciar a vinda do Senhor”.
              Além da Virgem Maria, São João Batista é o único santo de quem a Liturgia celebra o nascimento terreno. Podemos observar que a liturgia celebra o nascimento de Jesus, no solstício de inverno, e o de João, no solstício de verão. O próprio Jesus disse sobre João Batista: “Entre os nascidos de mulher, não há ninguém maior que João...”.
               A vida de João Batista foi um dom de Deus a seus pais, Zacarias e Isabel, que devido à idade avançada, não podiam mais gerar filhos. Este gesto de Deus faz-nos refletir sobre o amor de Deus, que prepara o nascimento de João:
“Um anjo do Senhor anunciou a Zacarias que sua mulher, idosa e estéril, iria ter um filho, cujo nascimento seria a alegria de muitos”.
 Zacarias não acreditou em tamanha graça e por isso perdeu a voz. Quando seu filho nasceu, queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias, no entanto, Isabel disse que ele se chamaria João o que foi por confirmado por seu marido, que escreveu numa tabuinha “O nome dele é João”, recuperando a voz e repleto do Espírito Santo proferiu um Cântico.
     João Batista foi enviado para preparar os caminhos do Senhor, o “ano de graça” do Senhor, a vinda de Jesus.
              Assim, a Solenidade da Natividade de São João Batista, o Precursor de Jesus, é um convite a conhecermos mais a Cristo, que vive na Eucaristia, e darmos seu testemunho, mediante o ardor, o desapego e a generosidade. João acreditou e indicou Jesus aos que o seguiam: “Depois de mim, virá alguém maior do que eu… Eis o Cordeiro de Deus!”
                                   A Paróquia se orgulha em ter como padroeiro esse homem que anunciou a vinda do Espírito Santo desde o útero da mãe.
VIVA SÃO JOÃO BATISTA O NOSSO PRECURSOR!
 Fonte:
Bíblia Sagrada Ave Maria, edição de estudos.  9ª edição. Editora: Ave Maria.
http://www.catolicoorante.com.br/cic/www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap3_683-1065_po.html
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-06/reflexao-dominical-natividade-sao-joao-batista.html

24/06/2019

                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário