SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO


            A Celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como Celebração Corpus Christi. É uma Celebração que nos remete a partilha, a solidariedade, ao compromisso com a vida para que outros também a tenham, como fez Jesus, do qual fazemos memória na Eucaristia.
            Esta Festa ocorre sempre na quinta-feira depois da Celebração da Santíssima Trindade, ou 60 das após a Pascoa.
            Segundo dados históricos, dizem que uma Freira (Religiosa) Bela, Juliana de Cornillon, por volta de 1.193, teve uma visão da Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa em honra ao Corpo de Cristo na Eucaristia.
            De inicio essa festa passou a ser Celebrada no Convento, depois em grupos de pessoas fora do Convento, por volta de 1.264 com o Papa Urbano IV, esta Celebração tornou-se obrigatória para toda a Igreja. Mais tarde, por volta de 1.320 o Papa João XXII estendeu a Procissão pelas ruas e caminhos.
            Hoje não podemos fazer desta Celebração apenas um ato devocional de Piedade Popular com era há séculos atrás. Nesse tempo da história que vivemos precisamos resgatar o que ela tem de essencial A Memória Pascal, a Doação de Vida para que todos tenham vida. Enfim a Partilha.

Publicado por PASCOM (Paróquia São João Batista de Nhandeara)
Pe. Marcos de Oliveira - 17/06/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário