Cavalgada em Louvor a Nossa Senhora Aparecida

                   
                                             O que é uma Cavalgada?
A cavalgada é um passeio que percorre paisagens, lembrando os caminhos do homem do campo. No caso, A cavalgada do Bairro dos Portugueses tem motivo religioso e é em Louvor a Nossa Senhora Aparecida. Participam pessoas de todas as faixas etárias que com muita alegria se orgulham de acompanhar a imagem da mãe imaculada.
A cavalgada desse Bairro Rural originou-se de um motivo muito especial que vale a pena conhecer. A história que vamos acompanhar é, de fato, representatividade de fé, devoção e amor, acompanhemos.

História da Família


Dona Lúcia Cristina da Silva Souza veio para a comunidade dos Portugueses bem pequena, pois seus pais vieram trabalhar no local, estudou na escola da comunidade. Em 1974, para trabalhar na lavoura, vieram várias pessoas e uma delas S. Antônio Ribeiro de Souza, com 12 anos de idade e que segundo Dona Lúcia, a cortejou desde o princípio. E os olhares viraram namoro e uma união civil, “no cartório”.
Em 1983, com compromisso firmado, e um príncipe encomendado, o casal resolve se unir com as bênçãos de Deus em uma cerimônia de casamento comunitário na cidade de Nhandeara.  A união resultou em 3 preciosos filhos Rodrigo, Rony e o mais novo Robson.

Os meninos cresceram e foram trabalhar com o pai na fazenda próxima a Comunidade dos Portugueses, mais velhos, os meninos Rodrigo e Rony formaram sua família e acabaram indo morar fora da cidade com outros empregos. Fica então, mais próximo do pai o filho mais novo, Robson, que carinhosamente era tratado por Bob.
Robson, era menino que gostava de “inventar” moda, trazia as pessoas para perto. Juntamente com seus amigos, organizava quadrilhas e teatros na comunidade e nas festividades da Igreja. Certa vez, a pedido do Pároco Pe. Marcos, se apresentaram no dia de Nossa Senhora Aparecida, na Capela dedicada à Mãe. Era, realmente, um menino iluminado e muito criativo.
Em 2016, o rapaz, já casado convida o pai, familiares e outros companheiros para que fizessem uma pequena cavalgada do Sítio Santa Isabel, onde moravam, até a comunidade São Benedito. Conseguiu reunir 25 pessoas e assim fizeram a primeira cavalgada em família.
Em 2017, estavam preparando, com mais cuidado, o evento para ir até outro sítio próximo, nesse mesmo ano. Entretanto, em uma viagem, Robson e seu sogro, sofreram um grave acidente e vieram a falecer. Aquele menino, filho, companheiro, o “carrapato” segundo Dona Lúcia, deixou os pais companheiros, a esposa Joice e seus dois filhos, Davi Lucas e Maria Clara.
Aquele menino, chamado de Bob de jeito simples, e que arrebanhava a todos onde estava, deixou muita saudade e o coração dos seus com muita vontade de homenageá-lo. Nasceu então a 1ª Cavalhada em Homenagem a Bob E Tiba, que leva o nome dele e do sogro e, como é o mês de Nossa Senhora Aparecida, também em louvor à Mãe.

A família emocionada, hoje está à frente desse evento que se compõe pela Missa Celebrada na comunidade, seguida da cavalgada e encerrada com show de prêmios e almoço, tudo em prol à Capela Nossa Senhora de Fátima.
Com certeza Robson, foi um grande missionário de amor por onde passou e sua família fez da dor o serviço missionário de Deus. Ser missionário é esquecer a sua dor e transformá-la em amor.













2 comentários: