Viva a Mãe de Deus e Nossa

Nossa Senhora uma história com o Brasil e seu povo

Dia 12 de Outubro, dia dedicado à Mãe maior e padroeira do Brasil Virgem Maria, carinhosamente chamada de Nossa Senhora Aparecida. E como Nossa Senhora Aparecida, sua   história   teve início no   ano   de   1717,  no   mês   de   Outubro, quando o Governador das Províncias de Minas Gerais e São Paulo passaria pela região da Vila de Santo Antônio e Guaratinguetá. Por ocasião desta visita seria oferecido um banquete, com um pedido especial de que haveria peixe. Porém, naquela época do ano no Rio Paraíba não era costumeiro pescar grandes quantidades, mesmo assim pediram a   três   pescadores:   João   Alves, Felipe   Pedroso   e   Domingos   Garcia que trouxessem peixes para ser servido ao Governador. Nesta época, a escravidão e a marginalização dos mais pobres eram tidas como normal, por isso, os pescadores ficaram apreensivos pela pescaria e passaram quase o dia todo sem conseguir   nada. Temendo   o pior,  por   não   levar   os   peixes,  os pescadores num momento de fé e humildade pediram um milagre, lançando as redes novamente no Rio, trouxeram consigo o corpo de uma imagem escura, em seguida, lançaram novamente as   redes, e,   por  um ato   milagroso,   veio   um   objeto   tão   pequeno que, inacreditavelmente, era o restante da imagem, a cabeça. Então, viram que se tratava da imagem da Virgem Maria, mãe de Jesus. A partir daquele momento as redes dos pescadores, milagrosamente, se encheram de peixes.
A imagem Santa foi levada para Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar, na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. A população daquela época, na maioria pobres e escravos, se apegou a fé na Santa achada no Rio que tinha a coloração escura como a pele dos escravos e dos mais pobres.
A fé daquele povo sofrido, perdura até os dias atuais. E os milagres que foram realizados através da Santa colocou-a como padroeira do nosso Brasil, levando todos os anos milhares de peregrinos, dotados de uma imensa fé na Virgem Maria carinhosamente chamada de Nossa Senhora Aparecida, ao seu Santuário que foi construído próximo ao  Rio Paraíba  onde Ela  apareceu e junto  à Igreja de Monte Carmelo (Basílica Velha) que foi a primeira igreja a abrigar a imagem.
Assim, o povo brasileiro, com sua imensa devoção a Nossa Senhora Aparecida, carrega na fé e expressa o amor que a Mãe de Jesus tem conosco.
E Nhandeara, com seu imenso carinho e devoção a Nossa Senhora Aparecida, celebra no dia 12 de outubro em unidade com todas as Igrejas do Brasil a festa em louvor e agradecimento à Santa Mãe, aquela que nunca se cansa de interceder por nós.
PASCOM/out/2019
Robert

Nenhum comentário:

Postar um comentário