Tempo do Advento


O Tempo do Advento é um tempo de espera, que nos possibilita refletir sobre a vinda de Jesus. Como Maria e José vamos preparando a nossa manjedoura para receber o Cristo que vai chegar.

Assim, fomos ao longo deste tempo nos preparando, refletindo sobre a Palavra de Deus que no Primeiro Domingo nos mostrou como devemos estar prontos e vigilantes para a vinda do senhor. Segundo o Papa Francisco, “Vigiar não significa ter materialmente os olhos abertos, mas ter o coração livre e voltado para a direção justa, isto é, disposto à doação e ao serviço".

                      “Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a Tua palavra!” (Lc 1,38) No Segundo Domingo fomos exortados a nos colocar diante de Deus, dispondo-nos a cumprir e colaborar com a vontade divina por meio da nossa vocação ao Amor.


O Terceiro Domingo é o da Alegria, alegremo-nos pois Deus cumpre suas promessas. Com alegria, vamos enchendo nosso coração de esperança, na certeza de que Jesus vem para afastar nosso desânimo, fazendo com que olhemos para tudo de melhor que nos foi e é oferecido nesta caminhada de povo de Deus.  Espelhemo-nos na Virgem Maria, Ela é sinal vivo de que “a esperança não decepciona” (Rm 5,5). Peçamos a nossa boa Mãe do Céu que nos ensine a esperar na alegria.



No quarto domingo do Advento, nos deparamos com a figura de José. Ele que de tanto amor a Maria, sem entender o que estava acontecendo, decidiu fugir. Mas, avisado em sonho pelo Anjo do Senhor, aceitou sua esposa. 

Seguindo o exemplo de Maria e José, deixemos Deus ser Deus dentro de nós e agir conforme sua vontade para nossa vida.
Aguardemos confiantes, o Jesus que vai chegar! 

Fonte: Vatican news; Liturgia Diária; Homilias do Pe. Marcos Oliveira.

Pascom/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário