Somos convidados, neste ano de 2020, a olhar para a vida, presente de Deus. A reencontrar o seu real significado, sendo assim cuidadosos, zelosos provocando a Fraternidade entre nós. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” (Lc 10, 33-34)
A proposta da Pascom, Paróquia São João Batista, foi de trazer três artigos, para que pudéssemos refletir sobre a CF2020. Tivemos a publicação do 1º Artigo em 25 de Fevereiro (republicado a seguir) de autoria do Padre Nilson Resende. Agora apresentamos o 2º artigo de autoria da Pastoral da Saúde e, em outra postagem, o 3º artigo de autoria da Pastoral do Batismo.
Nosso Gratidão a todos pela disponibilidade e carinho!


Este primeiro artigo, apresenta de forma sucinta, sem fazer citações, a primeira parte do texto-base da Campanha da Fraternidade que reflete os sinais de morte do nosso País que ameaça à vida. Por isso, com o olhar de Jesus estar atento com os outros, a exemplo do Samaritano que “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
A quaresma é convite a uma profunda conversão e nos põe diante de Jesus, que nos oferece, na parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), duas formas de olhar: um olhar de sacerdote e de levita que vê e passa adiante, e um outro olhar de samaritano que vê, permanece, envolve e compromete diante da vida que sofre, vítima de salteadores, deixado quase morto a beira da estrada.
A Campanha da Fraternidade, que a cada ano é vivenciada e privilegiada no tempo da Quaresma, é convite a olhar para a vida dos irmãos e irmãs e contemplar o mundo com os olhos de Deus. Olhar e examinar com amor tantas realidades indiferentes e com atitudes de desprezo que não deixam a vida se realizar em tantos ambientes. Como:
Olhar as indiferenças que ameaçam à vida das crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos. Olhar o desemprego formando uma população desocupada. Olhar os povos indígenas que sofrem sucessivas agressões em seus territórios, culturas e vidas. Olhar aborto como uma realidade que ameaça a vida das crianças desde o ventre materno. Olhar as mortes em acidentes de trânsitos.  Olhar o feminicídio, uma triste realidade. Olhar a banalização e exclusão da vida; Olhar os conflitos no campo, conflitos por água e violência nas cidades.
Olhar inda, a desigualdade como uma triste realidade da sociedade brasileira. Em 2017, o Brasil era o 9º País mais desigual do planeta em distribuição de renda. Olhar o reino do individualismo. Olhar os meios de comunicação e das redes sociais iludindo os jovens, banalizando a vida por meio das fake News e perfis falsos. Olhar o Estado que parece que as suas preocupações prevalecem o aspecto econômico, em vez de cuidar das pessoas. O olhar que destrói a natureza: rever a relação entre a natureza e a sociedade que a habita. Olhar o domínio econômico que promove a desigualdade e o olhar da indiferença que exclui a vida.
Olhar com os olhos da solidariedade social e uma caridade perfeita, perguntar: qual é a fé? Qual será o nosso olhar? O que é hoje? O que será o amanhã? O que é a vida? Como cuido da minha vida? Como assumir o olhar solidário? Vamos agir!
Com esperança ter o programa quaresmal: 1) escuta da Palavra que converte o coração; 2) atenção pelos outros; 3) romper com a indiferença frente ao sofrimento; 4) disponibilidade para o serviço; 5) servir a Deus por intermédio do próximo.
Portanto, Jesus Cristo é o vencedor do pecado e da morte, nos chama a olhar e cuidar da vida e de toda a criação como Dom e Compromisso numa atitude de fraternidade e solidariedade responsabilizando uns pelos outros. Vida doada é via santificada! Ser Samaritanos!










Pe. Dr. Nilson de Paula Resende


“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e das irmãs.”


Já é tradição da Igreja Católica no Brasil, anualmente, a Quarta-Feira de Cinzas ser um marco para duas frentes: a primeira, é o início da Quaresma, período preparatório de 40 dias para a Páscoa do Senhor. E a outra, a Campanha da Fraternidade (CF 2020), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1946, que a cada ano reflete sobra uma temática específica, como família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outras.
Para a edição de 2020 da CF, o tema escolhido foi: “ Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) o lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Essa passagem bíblica é a clássica parábola do bom samaritano, que, além de ser referência para a CF deste ano, vai de encontro ao compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado com as pessoas, a família, a comunidade, a sociedade e o planeta, casa comum.
O texto-base da campanha da Fraternidade desde ano, convida-nos a ter um olhar que se eleva para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, e que se volta também para os irmãos, identificando a criação como presente amoroso do Pai. No texto, a presidência da CNBB afirma que a Campanha será uma motivação para olharmos, transversalmente, as diversas realidades, interpelando todos sobre o respeito à vida, em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária social e ecológica.
“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e das irmãs”, diz um trecho do texto base. Ver, sentir compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal. Para isso, o texto-base, dividido em três partes, convida cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação, igreja particular e o Brasil inteiro, motivados pela campanha da fraternidade, ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.                                                                                             
Na nossa comunidade existem vários trabalhos no sentido de ajudar nosso irmão mais necessitado, envolvendo um trabalho com as pastorais sociais da nossa comunidade: Pastoral da Saúde, Vicentinos, Pastoral das Exéquias, Roupeiro de Santa Rita, Pastoral do Dízimo, entre outras, que fazem um trabalho assistencialista ao irmão que sofre.

Pastoral da Saúde – CF 2020


                                 AGIR em prol do próximo é mais que uma ação, é SOLIDARIEDADE

O período quaresmal é quando a igreja faz um convite mais intenso a conversão, e este ano 2020, o tema   “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) fazem mais que um convite, e sim um apelo para todos nós Cristãos, para observarmos a realidade a nossa volta, e ao mesmo tempo indagarmos, O QUE VEMOS? SENTIMOS COMPAIXÃO? CUIDAMOS DO PRÓXIMO? A inspiração para esta campanha e modelo motivador para o caminho de conversão quaresmal é a imagem do Bom Samaritano, apresentado por Jesus no trecho do Evangelho de Lucas, na qual apresenta o amor ao próximo, amor provado com atitude, ao socorrer um necessitado.
Agir como um bom samaritano supõe um novo aprendizado, requer uma igreja Viva, uma igreja que emprega recursos humanos, materiais e espirituais, para que aqueles que estão desfigurados pela dor, possam encontrar auxilio na fraternidade.
Convertidos pela palavra de vida, devemos AGIR, e para isso é preciso ousadia, criatividade, dedicação, compromisso e principalmente AMOR; no qual se traduz o CUIDADO para com os que sofrem.

QUAIS FORAM NOSSAS ÚLTIMAS INICIATIVAS CONCRETAS EM FAVOR DA VIDA E DA DIGNIDADE DE UM IRMÃO SOFREDOR?

A igreja nos chama a reproduzir os passos do bom samaritano, e para isso é preciso em primeiro lugar, olhar para dentro de nós mesmos, a mudança que queremos no mundo só serão reais, se começarmos em nós mesmos, daí a importância de renovarmos, pessoalmente, nosso compromisso de cuidado e valorização da vida.
Estamos inseridos em um mundo em que ninguém tem tempo para o outro, a comunidade-casa deve ser o primeiro lugar de afeto, de ternura de encontro fraterno em torno da palavra.
Se não nos propusermos a mudanças pessoais, a novas atitudes em nossa casa, a participação em nossa comunidade, como vivenciaremos a palavra de Jesus? É preciso potencializar as coisas simples, as boas iniciativas, que provocam grandes transformações.
Irmãos e irmãs precisamos ter iniciativa, envolver toda a comunidade, acompanhar os processos fundamentados no evangelho fazendo-os frutificar e principalmente ACOLHER e PROTEGER aqueles que necessitam, os irmãos fragilizados que se encontram em nosso meio.
Para isso é preciso gestos e atitudes que transformam, assumindo um compromisso radical com a justiça e a solidariedade, despertar nas pessoas a capacidade de serem construtoras da vida.
Ame as pessoas, ame-as uma a uma. Promova a paz em meio aos homens e não ouça a voz de quem espalha ódio e divisões. Seja responsável por este mundo e pela vida de cada homem, tenha sempre a coragem de ser verdadeiro, lembrando que ninguém é superior a ninguém.
Precisamos entender que toda pessoa é digna da nossa dedicação, do nosso acolhimento, não pelo seu aspecto físico, suas capacidades, sua linguagem, sua mentalidade, mas por ser obra de DEUS, e nosso irmão.
Jesus deu seu sangue precioso, sua vida por todos nós, se eu, você, conseguirmos ajudar um só irmão a viver melhor, isto já justifica o dom da vida.
Como povo peregrino confiante, vamos caminhar para um novo céu, uma nova terra, vivendo a fraternidade em COMUM UNIDADE.
Pastoral do Batismo - CF 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário