Rede de Comunidades: presença de comunhão nas famílias

Anunciar Jesus não é um ato individual,
 mas compromisso de toda uma
  comunidade que experimenta
 o amor do Ressuscitado e 
deseja comunicá-lo a todos.
CF. 2020 - p.84 

Neste mês a Pascom conversou com o casal Rejane e José Carlos, Coordenadores da Rede de Comunidades. Nossa Gratidão por terem atendido o nosso convite.

Pascom: Primeiramente, Gostaríamos que falassem um pouco do trabalho que fazem na rede de Comunidades, o empenho, o carinho, e a dedicação que vocês têm em preparar as matérias, para serem trabalhadas nas pequenas comunidades.
Casal - A princípio o Pe. Marcos pediu para que fizéssemos uma equipe, duas ou três pessoas, para a confecção dos subsídios, até tentamos, mas não deu, pela correria do dia a dia, ficava meio apertado, então ficamos nós mesmos. Porque seria mais fácil, mas quando sentamos para pensar em como iniciaríamos este trabalho, vimos o quanto era difícil, precisávamos entender como eram confeccionados os anteriores, que vinham da Diocese de São José do Rio. Percebemos então, que tínhamos de ler mais, nos aprofundar mais, e já sabendo que os subsídios eram feitos de acordo com as devoções da igreja dentro de cada mês ou época (ex. a quaresma), também tinha que introduzir o Lema e o Tema da Campanha da Fraternidade do ano. Após isso começamos a ter esperanças de que podíamos   fazer algo para realizarmos nossos encontros, não como os da Diocese claro, mas algo que valesse a pena nos reunir, ouvir a palavra de Deus, assim foi com erros e acertos. Ainda hoje continua sendo um desafio.
 Pascom: O que acharam do Lema e Tema da Campanha da Fraternidade de 2020?
Casal - É uma reflexão muito profunda da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica, que nos desperta no verdadeiro sentido da missionariedade, como ser voluntário na fraternidade, na caridade, na compaixão no amor de cristo e em nossos irmãos, e fazer isso em pequenos grupos em saída da igreja.

Pascom: O que mais tocou vocês ao se aprofundarem no texto base da CF 2020?
Casal - O Papa Francisco disse uma frase que diz tudo: “Só existe uma forma de realmente conhecer a Cristo –beijar as suas feridas nas pessoas que sofrem”. “Faça isso e viverá”.
Pascom: Como foi preparar o material para a Rede de Comunidades, o que mais motivou?

Casal - Está sendo um desafio como eu disse, mas muito oportuno,  mas ao fazer e revendo em como era feito os subsídios da Diocese de Rio Preto, nós observávamos as figuras e nos incomodava um pouco, então foi quando resolvemos valorizar as pessoas de nossa paróquia que serve a Deus , e reparei também que fevereiro não faziam subsídios, então começamos a fazer, o ano passado foi referente a Família, já que a devoção e da “Sagrada Família” com fotos de famílias inteiras que serviam a Deus. Este ano eu quis homenagear a Dona Maria do Carmo. Então deu certo, seu modo de viver, com o Lema e Tema da CF 2020.

Pascom: Qual o anseio  e o desejo de vocês, para  com o resultado a ser trabalhado pelas comunidades através desse material?
Casal - Esperamos que haja, cada vez mais,  uma  profunda transformação espiritual a nossa conversão. A mudança tem que partir de nós afetando o nosso ambiente, a amizade, a fraternidade, a ternura, o cuidar e valorizar a vida e a família, o acolher.
Pascom: Vocês têm algumas orientações ou recomendações sobre o uso ou como desenvolver o material?
Casal -  Os subsídios que a Diocese nos mandava, eram encontros com leituras para todas as quintas. Nós fazemos uma celebração, onde tentamos pôr tudo que precisamos na primeira  quinta-feira do mês; a segunda é reservada para a celebração do Dízimo, a terceira fazemos o subsídio de terço relacionada a vocação do mês, e na última quinta-feira Casa Capela,  também com subsídio.
7 – Qual a mensagem que vocês deixam como coordenadores para a rede de comunidades?
R – Que tenham muita perseverança, fé e amor no coração que tudo que fizerem e farão nas Redes tenham sempre em mente que são enviados por Deus, pois o que Ele quer é que nos amemos com compaixão, misericórdia. “Ide e faça discípulo”. E acreditar que ele está conosco todo momento olhando por nós. Que deixem contagiar pelo olhar de Jesus, assim “Olhar como Jesus”.

  p/ Jean Carlos - Pascom                                                                
 18/02/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário