Campanha da Fraternidade 2020


A Pastoral da Comunicação da Paróquia de São João Batista de Nhandeara-SP, este ano no período da Quaresma vai nos ajudar a refletir sobre o sentido Espiritual da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2020. O Tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)


 Este primeiro artigo, apresenta de forma sucinta, sem fazer citações, a primeira parte do texto-base da Campanha da Fraternidade que reflete os sinais de morte do nosso País que ameaça à vida. Por isso, com o olhar de Jesus estar atento com os outros, a exemplo do Samaritano que “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
A quaresma é convite a uma profunda conversão e nos põe diante de Jesus, que nos oferece, na parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), duas formas de olhar: um olhar de sacerdote e de levita que vê e passa adiante, e um outro olhar de samaritano que vê, permanece, envolve e compromete diante da vida que sofre, vítima de salteadores, deixado quase morto a beira da estrada.
A Campanha da Fraternidade, que a cada ano é vivenciada e privilegiada no tempo da Quaresma, é convite a olhar para a vida dos irmãos e irmãs e contemplar o mundo com os olhos de Deus. Olhar e examinar com amor tantas realidades indiferentes e com atitudes de desprezo que não deixam a vida se realizar em tantos ambientes. Como:
Olhar as indiferenças que ameaçam à vida das crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos. Olhar o desemprego formando uma população desocupada. Olhar os povos indígenas que sofrem sucessivas agressões em seus territórios, culturas e vidas. Olhar aborto como uma realidade que ameaça a vida das crianças desde o ventre materno. Olhar as mortes em acidentes de trânsitos.  Olhar o feminicídio, uma triste realidade. Olhar a banalização e exclusão da vida; Olhar os conflitos no campo, conflitos por água e violência nas cidades.
Olhar inda, a desigualdade como uma triste realidade da sociedade brasileira. Em 2017, o Brasil era o 9º País mais desigual do planeta em distribuição de renda. Olhar o reino do individualismo. Olhar os meios de comunicação e das redes sociais iludindo os jovens, banalizando a vida por meio das fake News e perfis falsos. Olhar o Estado que parece que as suas preocupações prevalecem o aspecto econômico, em vez de cuidar das pessoas. O olhar que destrói a natureza: rever a relação entre a natureza e a sociedade que a habita. Olhar o domínio econômico que promove a desigualdade e o olhar da indiferença que exclui a vida.
Olhar com os olhos da solidariedade social e uma caridade perfeita, perguntar: qual é a fé? Qual será o nosso olhar? O que é hoje? O que será o amanhã? O que é a vida? Como cuido da minha vida? Como assumir o olhar solidário? Vamos agir!
Com esperança ter o programa quaresmal: 1) escuta da Palavra que converte o coração; 2) atenção pelos outros; 3) romper com a indiferença frente ao sofrimento; 4) disponibilidade para o serviço; 5) servir a Deus por intermédio do próximo.
Portanto, Jesus Cristo é o vencedor do pecado e da morte, nos chama a olhar e cuidar da vida e de toda a criação como Dom e Compromisso numa atitude de fraternidade e solidariedade responsabilizando uns pelos outros. Vida doada é via santificada! Ser Samaritanos!










Pe. Dr. Nilson de Paula Resende










Nenhum comentário:

Postar um comentário