DELICADEZAS DE PAULO 



Em janeiro deste ano, demos início às reflexões sobre a carta de Paulo – o Apóstolo, aos filipenses. Foi uma introdução aos vários temas que ele desenvolve para seus fiéis e queridos amigos e também para nós, hoje. Nela, Paulo expressa seu grande amor pelos filipenses e fala da alegria, do amor cristão, da firmeza que devem ter as qualidades excepcionais dos seguidores de Jesus Cristo. Com carinho de pai, Paulo os exorta a imitar os exemplos do próprio Jesus, que seguiu o caminho da humildade e da obediência a Deus Pai. Ele esclarece que esse caminho levou Jesus à morte na cruz, mas também o elevou à altíssima posição de “Senhor de todos” (2,5-11).

 Após a saudação em que Paulo, em nome também de Timóteo, saúda os moradores de Filipos, deseja-lhes “...a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês”! Em seguida, deixa seu coração extravasar de bons sentimentos pelos filipenses e escreve: Sempre que penso em vocês, eu agradeço ao meu Deus. E, todas as vezes que oro em favor de vocês, oro com alegria, por causa da maneira como vocês me ajudaram no trabalho de anunciar o evangelho, desde o primeiro dia até hoje. Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo, no Dia de Cristo Jesus. Vocês estão sempre no meu coração. E é justo que eu me sinta assim, a respeito de vocês, pois vocês têm participado comigo desse privilégio que Deus me deu. É isso o que vocês estão fazendo agora que estou na cadeia e foi o mesmo que fizeram quando eu estava livre para defender e anunciar com firmeza o evangelho. Deus é testemunha de que estou dizendo a verdade, quando afirmo que o meu grande amor por todos vocês, vem do próprio coração de Cristo Jesus (Fl 1,3-8).

 Essas palavras de Paulo chegam a nos comover, se pensarmos nesse homem que se deixou impregnar do amor a Cristo Jesus. Depois dos acontecimentos de Damasco, ele mudou completamente o rumo de sua vida, mas conservou a bravura do jovem destemido, que lutou por um extraordinário ideal: conquistar as pessoas e levá-las para Cristo. 

A entrega de Paulo a Cristo foi total, humilde, concreta, corajosa. Descartou preconceitos, conquistou liderança, cativou corações! Por amor a Cristo ele percorreu quilômetros por terra e por mar, para levar os ensinamentos de Jesus a todos os povos. Mereceu o nome de apóstolo sem ter pertencido ao grupo dos doze, e sim pelo seu trabalho incansável, em resposta ao chamado pessoal e direto, feito pelo próprio Filho de Deus. O zelo de Paulo na defesa de sua crença, antes de sua conversão, caiu por terra, e ele, de cabeça erguida, defendeu suas atitudes e levou inúmeras pessoas para Cristo. Paulo centrou a sua pregação na pessoa de Jesus e, sobretudo, amoldou os sentimentos do coração e transformou a mente nesta direção.

 Paulo adota uma postura de carinho, de amor, de ternura e de simplicidade, diante da correspondência dos filipenses à sua pregação. Com sua postura missionária e seu carinho, Paulo conquistou a simpatia, o amor, a compreensão e a gratidão dos cristãos de Filipos. Os laços de amizade que os une, tem raízes profundas no amor a Cristo Jesus. A gratidão de Paulo pelo bem recebido, os incentiva a guardar a fé e a dar provas de adesão sincera e profunda aos seus ensinamentos. E a vivência do amor leva os filipenses a socorrer a Paulo também em suas necessidades materiais. 

Paulo se comove como a mãe que recebe carinho de seus filhos em qualquer idade. Ele agradece a visita de Epafrodito e a ajuda recebida da comunidade e intercede por todos eles: O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. A vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a “glória e o louvor de Deus” (1,9-11).
 A sensibilidade de Paulo pelo carinho dos filipenses nos emociona, pois ele está sofrendo necessidades na prisão, e todo gesto de carinho alivia o sofrimento. Mas, não foi apenas uma visita que ele recebeu e sim foi um gesto de amor e de compreensão pela caridade exercida. A comunidade se esmera em enviar ajuda monetária a Paulo. Ele se sente comovido e escreve abrindo seu coração ao agradecimento, pela compreensão das suas necessidades não só materiais, mas também pelo consolo em meio a tanto sofrimento. 

Certamente Paulo sente saudades da pregação, de suas andanças pelo mundo para falar de Jesus Cristo às pessoas. Ele desejaria estar em liberdade para continuar sua missão. Mas, está impossibilitado e é por meio de uma carta que ele evangeliza. Epafrodito terá muito que contar aos cristãos de Filipos, mas a carta de Paulo eternizará as palavras e os ensinamentos desse grande Apóstolo dos gentios. Seu carinho pelos filipenses atingirá as nações e assim, revelará ao mundo futuro a nobreza de seu coração, reconhecendo os sentimentos de amor e amizade dos cristãos, que lhe são agradecidos pelos benefícios de sua pregação. 

Que tal você ler na própria Bíblia, o início da carta aos Filipenses, a introdução e o primeiro capítulo até o versículo 11? Essa leitura reforçará a compreensão do texto de Dicas Bíblicas.


Responda:

A leitura de Fl 1,1-11 provoca em você o desejo de acolher às pessoas com abertura e compreensão?
Lendo os textos de Dicas Bíblicas sobre Paulo, você se sintoniza melhor com esse ardoroso Apóstolo de Jesus Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário