Leitura Orante da Bíblia – Esquema


Preparar o ambiente
Preparar o ambiente com algum símbolo.
Colocar o corpo em posição digna e cômoda.
Invocar a luz do Espírito Santo.

1.LEITURA: O que diz o texto em si?
Criar Silêncio interior, predispondo-se a escutar.
Leitura lenta e atenta ao texto.
Momento de silêncio, lembrando o que leu.
Considerar bem o sentido de casa frase.
Repetir alguma frase ou palavra que mais o tocou
Tentar descobrir as divisões e a articulação do pensamento dentro do texto.
Estar atento a detalhes do texto.

2.MEDITAÇÃO: O que diz o texto pra mim?
Ler novamente o texto.
Atualizar, assimilar e encarnar a Palavra, ligando-a com a vida.
Três ou quatro perguntas para orientar a reflexão.
Tentar alargar a visão, ligando o texto com outros textos bíblicos.

3.ORAÇÃO: O que o texto me faz dizer a Deus?
Ler novamente o texto.
Assumir um compromisso.
Formular preces para suplicar, louvar e agradecer a Deus.
Recitar um Salmo que expresse o sentimento que está em nós (em mim).

4.CONTEMPLAÇÃO: Olhar a vida com os olhos de Deus.
Qual o novo olhar que sobrou em mim, depois da Leitura Orante do texto?
Como tudo isto pode me ajudar a viver melhor o meu compromisso de vida?
Que desafios descobrir para me aperfeiçoar como discípulo de Jesus?

Diocese de São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário