A Paróquia São João Batista de Nhandeara recebeu do dia 04 ao dia 11 de agosto, as Irmãs da Providência de Gap. Esta congregação teve como fundador o Beato João Martinho Moye, e que no Brasil tem sede no Estado de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. As Irmãs da Providência de Gap, todos os  anos fazem um trabalho Missionário, que é desenvolvido em todo o território nacional. Este ano nossa paróquia teve a honra de abrir as portas para recebê-las e ser sede de sua missão. Entre as Irmãs estavam também algumas formandas e uma leiga Consagrada. Contamos também com a presença de duas Irmãs da Congregação dos Filhos do Coração de Jesus e de Maria, com sede em monte Aprazível.
            A Semana Missionária teve o tema: “Eu também sou chamado(a), tenho uma missão”, e o lema: “Deus Providência nos chama a ser Discípulo(a) Missionário”(DA).
            Para poder receber as Irmãs, a Paróquia se empenhou muito em preparar para a chegada das missionárias, e para isso formou um grupo de base com membros de nossa comunidade, chamado Grupo de Laboratório. Todo o material utilizado para a Semana Missionária, foi desenvolvido por este grupo de base. Toda a comunidade se envolveu com esta missão, tendo algumas famílias que acolheram as Irmãs para dar o pouso, e outras famílias para dar as refeições.

            O primeiro encontro com as Irmãs missionárias teve inicio no dia 04 de agosto, com uma reunião na Igreja Matriz, para que se apresentassem e que acontecesse um encontro entre as missionárias à equipe de laboratório e alguns voluntários de nossa paróquia que se disponibilizaram para estar junto neste trabalho missionário. Após a reunião houve um almoço para todas as Irmãs e para todos da equipe de laboratório.

            À tarde o Padre Marcos Antonio de Oliveira celebrou a Missa de abertura da Semana Missionária com apresentação dos missionários e equipe de serviço, apresentação da programação, Benção e envio dos missionários. A Missa foi celebrada na festa de São João Maria Vianney, Patrono dos Párocos e teve como tema: “Pelo Batismo e pela Crisma todo cristão é chamado a ser Discípulo Missionário (Mc 16,15; Jo 1,35-51)”.
            Logo após a missa, os missionários fizeram uma carreata pelas ruas da cidades, e terminou com uma grande partilha.
            No domingo a missa da manha celebrada pelo Padre Marcos, comemorando o dia do Padre, teve a participação dos missionários e comunidade. Após a Missa os missionários iniciaram seu primeiro dia de atividades missionárias com o tema: “Deus nos conhece e chama pelo nome (ISm3, 4-10)”. As visitas missionárias aconteceu neste dia 05 de agosto nas Capelas Rurais: Vila Maria, São Benedito, São José e Portugueses.

            No segundo dia de missão, teve como foco principal a Família, com o tema: “A família patrimônio Sagrado da Humanidade..(Bento XVI-Eclo 3,1-18; 114 a 119 DA; Ef 5,21-33.61-14; Mc 10,1-12)”. O dia teve inicio com a oração pelas famílias realizado nos setores onde as missionárias foram acolhidas: Aparecida, Matriz, São José e Santa Luzia. As visitas iniciou no Setor I (Aparecida). Enquanto acontecia a missão no Setor I, na Igreja da Matriz teve Adoração ao Santíssimo Sacramento. Para encerrar este primeiro dia, O Diácono Rafael Dalben Ferrares dirigiu uma Palestra para Pais e Mães – Vocação Missionária da Família, na Igreja Matriz, com benção da família.

            O olhar principal para o terceiro dia de missão foi à criança e Adolescente, com o tema: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos Céus” (Mc 10,13-16). O dia começou com a celebração da palavra nos Setores, e em seguida os missionários se reuniram para dar continuidade na suas atividades. Neste dia as visitas também abrangeram as Escolas: Melo, Pedrosa, Nahar Soubhia, Lúcio, Objetivo e Oscar Cassiano; e as entidades: Creche, Soprocan, Inamex e APAE. Conforme a programação na parte da tarde teve Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz, a noite teve reflexão missionária para catequistas e Conselho de Pastoral, com o tema: Vocação Laical. As Irmãs que fizeram as visitas nas escolas e entidades, partilharam para todos, suas experiências com as crianças, jovens e Adolescentes, onde foi claro e visível a alegria de poderem estar no meio deles, participando um pouco do conteúdo vivido nas escolas e entidades. Além de poder passar um pouco do que trouxeram as Irmãs revelaram que também aprenderam muito com essas crianças e Adolescentes.
            Para o quarto dia, dia dos comerciantes, empresários, industriários e repartições publicas, teve  o tema: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar; para repreender; para corrigir; Para educar na Justiça (2Tm 3,16; Sab 9,1-4; 10-12; Mt 17,22-27; Mc 12,13-17; Mt 6,33-34)”. Aconteceu como inicio das atividades a Celebração da Palavra nos setores, e as atividades aconteceram neste dia com a continuação das visitas de casa em casa, e também nas Repartições Publicas: Câmara, Prefeitura e Fórum. Durante o dia teve a Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz, e logo mais a noite foi Celebrada uma Missa para as Autoridades, Repartições Públicas, Entidades, Comerciantes, Industriais e etc.
            O quinto dia foi para os doentes, idosos e portadores de deficiências, com o tema: “Que a Saúde se difunda sobre a terra (Ecle 38,8)”. As atividades ocorreram conforme a programação tendo as Celebração da Palavra nos Setores pela manha, visitas de casa em casa, e Adoração ao Santíssimo Sacramento, durante o dia na Igreja da Matriz. A noite todos os setores se reuniram para o Terço Missionário Luminoso na Matriz.
            No sexto dia o tema foi: “Deus Pai Providencia é perdão e Misericórdia (Lc 15,1-32; Jô 8,1-11; Lc 19,1-10)”, o dia começou com uma caminhada Penitencial, onde todos saíram de seus setores e se encontrarem na Igreja Matriz para a Celebração Penitencial. Todos os missionários fizeram um café da manha comunitário, e em seguida deram continuidade as visitas. No decorrer do dia teve Adoração ao Santíssimo Sacramento e para encerrar a noite teve um Forró Missionário, com o grupo da Seresta, na Praça da Matriz.

            No sétimo e ultimo dia, as atividades foram reservadas para a Juventude, com o tema: “Nada mais importante que a educação da juventude”(Padre João Martinho Moye) “Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28,19 – JMJ – Mc 10,17-30; DA 442 a 445)”. Para encerramento das atividades os missionários e equipes se encontraram pela manha para uma Avaliação de todo trabalho missionário desenvolvido durante a semana. Onde todos os missionários partilharam suas experiências das visitas, e colocaram os pontos positivos e negativos dos trabalhos realizados. Os missionários e toda a equipe de trabalho participaram de um almoço de confraternização. A parte da tarde foi reservada para uma Tarde Missionária com a Juventude, onde o Professor Altair da cidade de Tanabi, dirigiu as atividades com os jovens. A comunidade fez uma caminhada de encerramento saindo da Igreja Matriz para o Lions Clube onde os jovens estavam reunidos, que encerrou com a Santa Missa.


            Nesta Semana Missionária houve uma grande troca de experiência tanto para as Irmãs que vieram fazer a missão, quanto para as equipes de trabalho e voluntários que acompanharam as Irmãs. A comunidade em si acolheu a todas com muito carinho, sendo nas visitas, como nas casas onde elas repousaram.
            A frase que encerrou todas as atividades missionárias foi: “A SEMANA TERMINA, MAS A MISSÃO CONTINUA”.

Cordel Missionária

1-A missão em Nhandeara
A todos nós ensinou
Que a união comunitária
É um grande gesto de amor

2-A Família Providência
Com muita coragem e ardor
Assumiu esta missão
E o Batismo renovou!

3-Nos sentimos acolhidos
E quisemos retribuir
Respondendo ao chamado
Renovamos o nosso “SIM”

4-Ao querido Pe Marcos
Muito temos a dizer
Sua coragem e inteligência
O Bom Deus fez florescer
E por todas essas graças
A ele vamos bendizer!

5-Ás famílias desta cidade
Que com carinho e amor
Acolheram os missionários
E lhes prestaram favor
Por eles vamos pedir
Bênçãos ao Criador

6-A missão deixou saudade
E os frutos Deus vai colher
A esta comunidade
Só temos o que agradecer
E que a Benção da Providência
Aqui possa permanecer

7-Rogamos ao São João Batista
Nosso Santo Padroeiro
Que abençoe esta cidade
E a este povo hospitaleiro
             
(Este cordel é de autoria das Irmãs)


Nenhum comentário:

Postar um comentário