I) A Fé e o sim de Maria ao Chamado de Deus

Contemplamos o mistério da Anunciação, um dos mais importantes da nossa Fé!
Juntamente com a anunciação, queremos lembrar, também, o mistério divino e humano, que é a nossa vocação.
Não temas!! Eis o elemento essencial da vocação, porque o temor acompanha sempre o homem. Ele teme ser chamado para o sacerdócio e também para a vida, para a sua missão, para uma profissão e para o matrimônio.
É necessário vencer qualquer indecisão ou temor para alcançar a responsabilidade madura que nos leve a ouvir e aceitar o chamado, responder com um SIM decidido e generoso.
Portanto, não temas, porque achaste graça, não temas a vida, a tua maternidade, o teu casamento, o teu sacerdócio porque achaste graça. Esta coincidência nos ajuda, assim como ajudou Maria. A Terra e o Paraíso esperam o teu sim.
O Céu e a Terra atendem o teu SIM, mãe que está para dar a luz a teu filho, homem que deve assumir uma responsabilidade pessoal, familiar e social; atende o teu sim, você que foi chamado para o sacerdócio.
Um sim maduro, fruto da graça e da colaboração pessoal. É, portanto, necessário a fidelidade e a perseverança para desempenhar o SIM por toda a vida.
"Nunca mais te deixarei" dizem-se mutuamente os esposos no dia do casamento. " Nunca te deixarei, diz o seminarista, depois o sacerdote no dia de sua ordenação!
Há também, um outro aspecto: Todos os homens e as mulheres são chamados a realizar o seu SIM à imitação de Maria, Um SIM repleto de alegria, de vida nova e de benção. Um Sim como aquele de Maria seria uma benção, um bem para o mundo, uma salvação e uma esperança!
O teu sim, a tua fidelidade e perseverança geram também alegria e o mundo sente-se renovado. Graças ao teu SIM a vida humana em todas as suas dimensões torna-se mais alegre e esperançosa. A exemplo de Maria, digamos, todos nós um Generoso SIM a Deus e a humanidade!
  
II) A Fé: Principal virtude de Maria

"Bem aventurada aquela que acreditou na Palavra do Senhor" Assim falou Isabel, respondendo a saudação de Maria. São palavras inspiradas pelo Espírito Santo(Lc 1, 41) e focalizam a virtude principal de Maria: A Fé. A situação de mãe não beneficiaria em nada se não tivesse gerado Cristo no coração mais que no corpo. A Fé permitiu a Maria enfrentar, sem medo, o abismo insondável e desconhecido do plano salvífico de Deus. Não era fácil acreditar que Deus pudesse"  assumir a forma humana" e morar entre nós( Jo 1,14), isto é, Que Deus se escondesse na insignificânciado nosso dia a dia, assumindo a nossa fragilidade humana, sujeita a tantas humilhações.
Maria acreditou neste projeto "impossível" de Deus, confiou em Deus Todo Poderoso e se tornou a principal colaboradora da admirável iniciativa de Deus, que devolveu ao mundo a esperança.
Nós, Cristãos, também somos chamados para a mesma atitude de fé que leve a olhar, corajosamente, além das possibilidades e limites humanos. O Cristão sabe que pode contar com Deus que muitas vezes escolhe o que é fraco e desprezado no mundo para confundir osa sábios e os fortes " para que ninguém pudesse se orgulhar na presença de Deus" ( 1 Cr 1, 29).
Na história da Igreja inúmeros exemplos do extraordinário modo de agir de Deus, deixando muita gente perplexa em procurar explicações humanas a respeito dos seus designios. Que a exemplo de Maria, tenhamos sempre uma fé forte e solidificada.
  
III) Características da espiritualidade de Maria

A caracteristica da espiritualidade de maria é a sua Absoluta e total adesão a Palavra de Deus. Ao anjo Gabriel que lhe anunciava o chamado de Deus, Maria aceita decidamente e diz:
"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segunda a Tua Palavra"(Lc 1, 38). 
Firme e radical deve ser também a nossa fé em Deus. Nossa atitude, generosa e lógica é de acolher o chamado de Deus, com alegria e gratidão, e vive-la com total adesão, assim como fez a Virgem Maria.
A espiritualidade de Maria consiste na total intimidade com Jesus. Intimidade  biológica por ser mãe, dando-lhe uma vida física; intimidade afetiva porque Jesus foi seu supremo e absoluto amor desde a anunciação até o calvário; Intimidade Apostólica, porque unida a obra salvadora de Cristo, intercede ainda por toda a humanidade .
Estas características da intimidade de Maria com Jesus, sejam também as características fundamentais da nossa vida, que se realiza de modo único na Eucaristia:
"Eu sou o pão da vida... Eu sou o pão descido do céu!"
O próprio Cristo quer que esta misteriosa e sublime intimidade com Ele se realize através da Eucaristia.
Outra característica espiritual de Maria é a sua Consagração. tendo-se doada totalmente a Deus e a Cristo, consagrou-se também aos apóstolos e aos discípulos, as pessoas necessitadas. Que a exemplo de Maria possamos, também nós, viver esta intimidade com Cristo.

IV) Maria - discípula de Jesus Cristo

01 - MARIA - DISCÍPULA DE JESUS CRISTO, CAMINHO-VERDADE E VIDA (jO L4, 1-6) Maria, Mãe de Jesus, foi sua primeira e fiel seguidora, sua discípula dedicada. DISCÍPULO não é ALUNO! Aluno deseja ver as costas do professor! O Discípulo contempla quase o seu Mestre! O Discípulo presta atenção inteligente e carinhosa aos ensinamentos do Mestre! Discípulo SEGUE o Mestre de perto, acompanhando-o em sua vida, em seus caminhos e ensinamentos por exemplos e palavras! Ora, o Mestre de Nazaré apresentou-se claramente como CAMINHO-VERDADE-VIDA! E eu prefiro traduzir suas palavras assim: EU SOU O CAMINHO DA VIDA NA VERDADE (Jo 14, 6).
Pois bem. Maria foi a primeira e mais fiel SEGUIDORA desse Camiho da Vida na Verdade.

 01.a - Maria foi DISCÍPULA no Caminho da VERDADE, quando descobriu que o fruto de suas entranhas era A PALAVRA VIVA do Deus Vivo FEITA CARNE (Jo 1, 1-14). Por isso, ela disse seu SIM a vida inteira, em Nazaré-Ain-Karin-Egito- Nazaré-Caná-Jerusalém! "Aconteça em mim conforme a tua palavra (Lc l, 38).Assim fazendo, ela mesma aprovou, com sua vida de obediência ao Plano de Amor do Pai, a palavra de seu Filho, quando lhe comunicaram que sua mãe e seu irmãos estavam à sua procura: "Todo aquele que faz a vontade de meu pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e MINHA MÃE" (Mt 12, 46-50). Outra passagem confirmadora é a bem-aventurança de sua mãe pelo próprio Jesus(Lc 11, 27-28).

01.b - Maria foi DISCÍPULA no Caminho da VIDA, na intimidade da vida de família em Nazaré. Um dia, foram lhe contar que seu Filho não estava bem da cabeça (Mc 3, 20-21). Chegaram ao ponto de afirmar que ele estava possesso do demônio e que era pelo poder de Beelzebul que Jesus expulsava demônios! (Mc 3, 22-30). Certamente não foi fácil para Maria ser DISCÍPULA de Mestre tão exigente e, por vêzes, até mesmo paradoxal! Basta pensar que este Caminho da Vida passa pela Morte do Calvário! E Maria acompanhou seu Filho no caminho do Gólgota e esteve, como Mãe dolorosa, junto a êle ao pé de sua cruz! (Jo 19, 25-27). Andou acertado o Evangelista Lucas quando nos conta que Maria meditava em seu coração feminino e materno todas as palavras incompreensíveis e todos os gestos estranhos daquele Menino-Mestre, seu Filho! (Lc 3, 41-52). Já fora assim com as palavras do Velho Simeão a respeito de sua criança, no dia da consagração a Deus no Templo de Jerusalém! (Lc 2, 33-35).
 Foi assim com as palavras enigmáticas de seu Filho adulto, nas Bodas de Caná (Jo 2,4-5).Maria teve, sem dúvida, de aprender a ser DISCÍPULA deu Filho e Mestre Jesus. Mas, seu aprendizado foi facilitado por sua fidelidade às inspirações do Espírito Santo, que a cobrira com sua sombra, no momento decisivo da encarnação do próprio FILHO DE DEUS ALTÍSSSIMO EM SEU VENTRE VIRGINAL!(Lc 1, 34-35).
 Por isso, ela seguiu fielmente seu Filho Jesus, em seus caminhos diferentes dos caminhos dos homens, acompanhando-o em sua imolação ao PAI em favor dos IRMÃOS, tornando-se NOSSA SENHORA DAS DORES!
catequista bruno velasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário