Com a palavra
NOME: Eder Jesus de Moraes
IDADE: 46 anos
NUMERO DE FILHOS: 03



   1.      PASCOM: Eder para você que é ser Pai? E o que mudou na sua vida depois que descobriu a paternidade?
EDER: Ser pai é um prazer inexplicável, agradeço a Deus a todo momento por confiar a mim, meus 3 filhos, eu sempre amei crianças, e quando era jovem já muito cedo dizia que gostaria de ter muitos filhos, o instinto protecionista que vem no pacote de Pai, acabou desenvolvendo em mim mudanças que de certa forma chega a ser estranho, depois da paternidade já tive começo de depressão e outras doideiras, acredito ter vencido a mesma através da força que obtemos ao ser Pai, resumindo, quando somos pai, temos que abrir mão de algumas coisas, que nem faz falta, mais é uma mudança radical nos costumes e na forma de ver a vida, ser pai é não se permitir errar, morrer, é proteger, é buscar ser exemplo 24 horas por dia, porém tudo isso é muito compensador.

2.    PASCOM:  Filhos dão trabalho? Qual a importância que você acha da religião em auxílio da Educação da família? 
EDER: O trabalho que um filho possa trazer, acredito que seja por causa da nossa inexperiência desse novo momento que possamos estar vivendo, a ansiedade e o medo nos faz errar, nos deixa cegos e as vezes expressamos reações que deixa transparecer que filho dá trabalho, mas tudo tem solução se soubermos analisar os fatos e aplicar com devido discernimento os ensinamentos que o citado novo momento nos traz, aplicar as correções e cobrar sempre na medida certa.
A Religião? Eu diria a bíblia, este é o manual que devemos entender e analisar para a vida toda e não só na criação dos filhos, as lições que aprendemos no dia a dia de pai, não é nenhuma surpresa quando conhecemos a palavra de Deus, pois lá esta tudo, inclusive como amar (educar) nossos filhos, viver em comunidade, ser pai, mãe, filho etc. (Importância? Toda)

3.    PASCOM:  Você conseguiu ser o pai que sonhou?
EDER: Boa pergunta, me esforço, sonhei ser pai e estou sendo, mais não existia um projeto de como ser pai, sonhava em ter filhos, ser pai vai acontecendo, acredito que na vida é isso, aprendemos com nossos erros e acertos, sofremos menos quando aprendemos com as nossas lições de vida de pai, tirando conclusões de erros e acertos dos nossos atos. Como eu não tinha um projeto de como ser pai, espero que lá no finalzinho da minha missão de pai, meus filhos e netos que por ventura Deus venha me confiar, possam me avaliar e dizer se fui mesmo um bom pai.


4.     PASCOM: Hoje, se você tivesse de escrever uma cartinha/mensagem para seus filhos lerem, daqui há alguns anos, o que você escreveria?
EDER: Muitas, muitas coisas, porém não seria necessário, (entenda) no decorrer do tempo, juntamos aquilo que ouvíamos de nossos pais e avós, anos de experiência de vida, erros e acertos, lapidamos e tentamos aplicar em nossa família, porém, nossos filhos vivem um momento diferente, de ingenuidade, de exposição desse mundo hiper globalizado, de pessoas boas e más. Só muito La na frente, com as experiências que meus filhos viverão, fazendo uma análise da vida que tiveram, com o que o Papai e Mamãe disseram, e um dia lerão na bíblia, poderão entender nossas cobranças, exigências, inconveniências e proteção exagerada, portanto se daqui alguns anos meus filhos lerem o que escrevo agora, acredito que não precisaria muito para entender o meu jeito de criá-los, pois já estarão maduros a ponto de saber com essas meias palavras que tudo foi feito por amor, e provavelmente já estarão vivendo a fase que vivo agora, com seus filhos, e com certeza vão dizer: ``não precisa falar Pai, eu já entendi tudo o que o Sr. Queria nos ensinar.``


Por PASCOM - Paróquia São João Batista de Nhandeara
De Patricia Camillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário