Com a palavra
NOME: EUGENIO FRANCISCO CAMURI
IDADE: 79 ANOS
NUMERO DE FILHOS: 2 FILHOS E 2 FILHAS
NETOS: 5
BISNETOS: 1




1.     PASCOM: Para o Senhor o que é ser Pai? E o que mudou na sua vida depois que descobriu a paternidade?
EUGENIO: Ser pai é uma coisa que não tem como a gente dizer de tão bom que é. É uma pena que às vezes eu não fui o pai especial que deveria ser mas eu tentei fazer o possível. Quando me descobri pai, mudou muito, a responsabilidade, problemas que foram resolvidos, alegrias, felicidades, e tudo mudou na vida da gente e pra muito melhor.

2.     PASCOM: Filhos dão trabalho? Qual a importância que o senhor acha da religião em auxílio da Educação da família?
EUGENIO: Sim, normal dar trabalho, mas vale a pena. É um trabalho que a gente devolve aquilo que a gente fez para os pais da gente. O trabalho dos filhos é pra isso aí, para lembrarmos que um dia também demos trabalho para nossos pais.  Que também fomos filhos.
A religião é tudo, a família sem religião é uma família sem Deus, onde não há Deus não há nada. A religião não salva, mas ajuda, ensina o caminho da salvação. Religião faz com que a gente aprenda viver melhor, se explique melhor, deposite mais confiança. Quando a gente tem uma religião, nós temos um Deus presente.

3.     PASCOM: O Senhor conseguiu ser o pai que sonhou?
EUGENIO: Não, fiquei muito a desejar. Deixei muitas vezes de fazer a responsabilidade que tive, por exemplo exigindo que os filhos fossem a Igreja. É uma falha que eu tenho, devia ter exigido mais e mais, porque realmente depois de formados e crescidos procuram abandonar, e foi o que aconteceu. Nesse ponto, eu como pai, cristão e católico, falhei.  Eu digo muito aos pais aí que tenham condição de exigir isso de seus filhos, que não deixem  passar a oportunidade. 
Eles me dizem que eu sou um exemplo para eles. Eu tenho esse orgulho de escutar isso ainda, eles dizem “ Pai o Senhor é tudo pra mim na vida” se eu sou tudo, eu sou exemplo de religião também “neh”  e de tantas coisas e testemunhos. Nesse ponto eu consegui ser o pai que sonhei, mas eu poderia ter sido melhor ainda, porque a gente nunca é aquilo que queremos ser, muitas vezes esquecemos de alguma coisa, e passa.

4.    PASCOM: Hoje, se você tivesse de escrever uma cartinha/mensagem para seus filhos lerem, daqui há alguns anos, o que você escreveria?
EUGENIO: Eu diria que valeu a pena ser pai deles, e que eles copiassem um pouquinho da gente, não só o que eu fiz, mas fizessem mais ainda. Porque vale a pena, no final da vida a gente vai ver os pontos positivos e os negativos.
Eu deixaria como lembrança o tempo de vida que tivemos, a felicidade mesmo na pobreza nós fomos felizes. Lembrar os tempos bons de quando a mãe deles era viva...momentos bons que tivemos na vida, hoje ela não se encontra mais, valeu a pena viver!
Eu digo aos filhos que tem filhos, procurem dar exemplo de Igreja, testemunho vivo de que Deus vive na vida da gente, mas ele exige da gente também um esforço maior que é a evangelização da família e a união em primeiro lugar, a união e a tolerância uns para com os outros e que vivam sempre em paz!



A PASCOM agradece sua disponibilidade e deseja um FELIZ DIA DOS PAIS!


Por PASCOM Paróquia São João Batista de Nhandeara
De Patricia Camillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário