Entrevista Irmã Angela

Nome: Angela Frenedo Vilches
Idade: 83 anos, sendo 58 de vida consagrada (me entreguei a Deus e a Igreja em 1961)
Qual ordem é seguida: Desde de 1961 sirvo a Deus e a Igreja através da Congregação das Irmãs da Providencia de GAP.

O que levou a seguir a vida religiosa?
 - Nunca tive a vontade para o matrimonio, mas a vontade de estar a serviço de Deus através de uma vocação era grande, e vendo os trabalhos das irmãs com os doentes interessou muito, despertando admiração e abrindo a minha mente para o trabalho em prol das outras pessoas, levando a me entusiasmar pela vocação religiosa, igualmente as das irmãs que serviam nos hospitais.

O que a motiva a seguir e continuar seguir a vida Consagrada?
 - A motivação e ser perseverante na Vida Consagrada e a vida em Oração, a alegria em pode ajudar o próximo, e esse trabalho seja ele como for sempre em benefício do próximo nas primícias de Deus, e esses trabalhos realizados com as pessoas deixa a irmã muito feliz e se sente realizada, dando o mínimo para poder continuar perseverando na Vida Consagrada. Mas tudo isso não significa que não há dificuldades, mas as dificuldades exigem perseverança na escolha vocacional em que tenho feito na minha vida religiosa, pois minha vida religiosa exige que conviva em comunidade com as outras irmãs e assim relembrando o real objetivo de seguir essa vida, renovando a cada dia minha vontade e amor pela escolha de vida que fiz, ou seja servi a Deus de todo meu coração.

Conte um pouco de sua vida do início até hoje?
 - Como já disse tenho 83 anos, sendo 58 de vida consagrada (me entreguei a Deus e a Igreja em 1961), sirvo a Deus e a Igreja através da Congregação das Irmãs da Providencia de GAP.
No início como era jovem o meu pai não aceitou que eu se torna-se religiosa, pelo fato de ir para longe de casa, sendo eu de uma família de 6 irmãos, a minha família é uma família estruturada na fé da igreja e sempre trabalhando em pró da igreja e assim desenvolveu ainda mais o desejo de dedicar a minha vida a Deus através das irmãs Consagradas que viviam e se dedicavam ao trabalho no hospital de Tanabi – SP, e isso me dava ainda mais vontade e dedicação em seguir a vida Consagrada.
Com 20 anos consegui entrar no convento e lá fiquei por 3 anos, o convento ficava na cidade de Itajubá – MG que fica no Sul de Minas (umas das preocupações de meu pai, por isso relutava em me deixar ir), para ter a formação para ser irmã após os 3 anos foi feita a primeira profissão de servia Deus como Consagrada, e a primeira profissão como Consagrada foi de trabalhar em outras cidades Mineiras em colégios juntos com outras irmãs, e assim seguiu a minha a minha vida até Consagrar como irmã da Congregação das Irmãs da Providencia de GAP, nessa minha caminhada passei por Minas Gerais, Santa Catarina (10 anos), São Paulo, Goiás onde exerci como missionaria por 11 anos, e após retornei para o Estado de São Paulo mais exatamente para São José do Rio Preto, onde estou atualmente. Meus trabalho sempre foi como Consagrada, Professora e Pastoralista, além do magistério foi feita 3 faculdades (Ciências Sociais, Estudos Sociais e Pastoral em Geral).


Uma mensagem que a Senhora deixaria:
 - “Que a juventude sentido o chamado de Deus não tenha medo de dizer sim e com coragem ir em frente realizando a vontade de Deus.”


Mensagem Sobre Vocação

            A vocação é Dom! É expressão de uma predileção pelo amor de Deus: “Não foste vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes frutos e para que o vosso fruto permaneça.” (JO. 15,16).
            A vocação tem como fundamento o amor gratuito do Senhor. Ele deseja que todos participem de sua vida e produza frutos. O fruto desejado é que se sintam unidos no seu amor.
            Reconhecer a própria vocação e abraçá-la é exigir discernimento e coragem. Para isso é preciso de acompanhamento na Família, na Comunidade de Fé, dos amigos e dos animadores vocacionais. Nessa caminhada é preciso colocar-se diante do Senhor e suplicar: “Mostra-me, Senhor os teus caminhos” (Salmo 24 (25),4).
            A vocação é o chamado de Deus a Vida e que se realiza pelo Batismo.

Autor: Irmã Ângela F. Vilches

Por PASCOM - Paróquia São João Batista de Nhandeara
De Robert R. Morales



Nenhum comentário:

Postar um comentário